Início / Notícias / Coronavírus / Vigilância Sanitária já emitiu 20 termos de intimação em comércios

Vigilância Sanitária já emitiu 20 termos de intimação em comércios


Desde março, quando a pandemia começou, as equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Araucária estão tendo bastante trabalho para fiscalizar, orientar e notificar lojas e empresas da cidade, que insistem em desrespeitar os decretos municipais. Seja pelo não uso de máscaras ou ainda pela aglomeração de pessoas. Até o momento, segundo informou a Vigilância, já foram realizadas 908 advertências verbais/orientações sobre o uso de máscaras e aglomerações em estabelecimentos comerciais e industriais.

Com relação ao fornecimento de máscaras pelos empregadores e a obrigatoriedade de uso por parte dos funcionários, todos os 908 estabelecimentos vistoriados foram abordados. Entre estes, em 20 locais foram lavrados termos de intimação em relação a essa irregularidade. Se o lojista ou empresário assina a intimação e cumpre o que foi solicitado, o processo é encerrado, mas se não cumprir, será lavrado auto de infração e iniciado processo para apuração. Também foram avaliados 50 planos de contingência em indústrias do município, abordando a mesma questão.

Ainda conforme a Vigilância, foram atendidas 56 denúncias referentes ao uso de máscaras e 40 denúncias relacionadas à falta de produtos para higienização das mãos. Lembrando que no Decreto Estadual 4692, art. 3º § 2°, a abordagem inicial para pessoas flagradas sem máscara em espaços de uso público ou de uso coletivo deverá ser na forma de advertência verbal para orientação da adoção de medidas preventivas contra a COVID-19.

Publicado na edição 1221 – 16/07/2020

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*