Zezé ganha recurso no TSE por sete a zero

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Decisão unânime saiu nesta quarta e considerou que ex-prefeito não está inelegível por conta de sua participação na Mega Cred
Depois de mais de dois meses das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalmente julgou o recurso eleitoral especial interposto por Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) contra o indeferimento de sua candidatura pela Justiça Eleitoral de Araucária e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE).

A ação foi apreciada na noite da última quarta-feira, dia 17, e os sete ministros do TSE decidiram mudar a decisão das instâncias local e estadual e autorizar o registro da candidatura de Zezé. Com isso, ele poderá assumir o comando da Prefeitura de Araucária, uma vez que foi o candidato com o maior número de votos nas eleições do dia 5 de outubro deste ano.

Empurra-empurra
O julgamento do recurso eleitoral de Zezé começou a ser apreciado pelo TSE em 18 de novembro. Na ocasião, o relator do caso, ministro Arnaldo Versiani, votou favoravelmente ao ex-prefeito. Em seguida, o ministro Marcelo Ribeiro pediu vista do processo, o acabou suspendendo o julgamento. O caso entrou em pauta novamente no último dia 11, porém como dois dos ministros que acompanharam o início do julgamento não estavam presentes, o Tribunal considerou mais prudente adiar o desfecho do caso.

Nesta terça-feira (16) a decisão sobre quem seria o novo prefeito de Araucária voltou a ser adiada. Desta vez porque um dos ministros não estava presente. O último capítulo desta fase da novela só aconteceu mesmo na noite de quarta-feira (17).

O processo foi o primeiro a ser apreciado pelos ministros do TSE. Na ocasião, o ministro Marcelo Ribeiro leu seu voto, que acabou por concordar integralmente com a opinião do relator do caso. Os outros cinco ministros seguiram o voto de Versiani e Ribeiro e o recurso eleitoral de Zezé foi acatado por unanimidade.

Comemoração
Assim que o julgamento terminou, já foi possível ouvir o barulho dos primeiros foguetes em diversos pontos da cidade. Albanor recebeu os primeiros cumprimentos em frente a sua casa, onde partidários de sua candidatura o estavam esperando. Aparentando um misto de tranqüilidade, alívio e felicidade, o tucano agradeceu ao apoio que recebeu e distribuiu abraços e apertos de mão.

Embargos
Questionado sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, os advogados da coligação Araucária na frente, que tinha como candidato Olizandro José Ferreira (PMDB), disseram que eles entrarão ainda esta semana com um recurso no próprio TSE, chamado Embargos de Declaração, contra a decisão que aceitou o registro de candidatura de Zezé.

Partidários foram às ruas comemorar

A festa feita pelos eleitores de Zezé ao saber da vitória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi concentrada principalmente em dois locais: em frente as casas do próprio Albanor e de seu vice, Isac José Efraim Fialla.

Os simpatizantes do tucano soltaram muitos foguetes, promoveram buzinaço, desfilaram com bandeiras do candidato, cantaram os jingles de campanha de Zezé e promoveram mini-carreatas em alguns bairros da cidade. E o melhor da festa foi o fato de que não foram registrados incidentes na noite de quarta-feira envolvendo os partidários de Albanor e os simpatizantes dos outros candidatos que disputaram as eleições de outubro.

Compartilhar
PUBLICIDADE